Guy Debord

Candelabro aceso para Guy Debord 
(1932 - 1994).

A Sociedade do Espetáculo


Escritor, pensador e cineasta francês. De abastada família que entrou em declínio econômico nos anos 1930, seu pai faleceu quando tinha quatro anos. Aos dezoito, encontrou-se com a obra do poeta Arthur Cravan (1887 - 1920) que o levou a ler os versos de Lautréamount (Isidore Ducasse - 1809 - 1889).

Do mesmo modo, encontrou no cinema (que detestaria depois) a sua própria linguagem. Em 1952, realizou o filme "Uivos a favor de Sade", contudo, pouco antes de sua exibição declarava à imprensa: "Não se trata de um filme. O cinema está morto. Não é mais possível ver filmes..."

Autor de "A sociedade do Espetáculo" (1967), escreveu também uma autobiografia: "Panegírico". 

Inspirador dos estudantes protagonistas das manifestações de maio de 1968, em Paris, afirmava que o único futuro da arte residia na construção de situações passionais vividas em criatividade. Em 1973, adaptou o livro para o cinema, reafirmando agora que o único futuro da arte residia na edificação de situações apaixonadas vividas em criatividade permanente...

Alcoólatra e depressivo, suicidou-se aos 62 anos em sua fazenda de Champot (França), onde viveu por uma década. Ali, a 2 de dezembro de 1994, deu um tiro de espingarda no coração.


Filme:

No Youtube, seu "antifilme", "Sociedade do Espetáculo"  (legendado):




Galeria de fotos:

G. Debord aos 19 anos.  


Alice Becker-Ho e G. Debord.









Links Recomendados:

Para ler "A Sociedade do Espetáculo": http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/socespetaculo.html
Em inglês, sobre G. Debord: http://www.notbored.org/debord.html