Jeanne Hébuterne

Candelabro aceso para Jeanne Hébuterne 
(1898 - 1920).


Estudante de desenho, mulher e modelo de artista. Nasceu a 6 de abril de 1898, em Paris. Morreu na mesma cidade a 24 de janeiro de 1920. 

Esposa e modelo do pintor e escultor Amedée Modigliani (1884 - 1920) com quem se casou em 1915, aos 17 anos, e ele 31, tendo uma filha e passando sérias dificuldades, pois o marido nunca conseguiu vender um só quadro para sustentar a família. 

Grávida de nove meses e em situação de miséria, sabendo da morte do companheiro, com 36 anos, suicidou-se, atirando-se pela janela do quinto andar do modesto apartamento dos pais, da rue Amyot, em Paris. A partir da tragédia (e pelas mãos da máfia dos negociantes de arte que exploraram o caso), a obra de Modigliani se valorizou e começou a ser adquirida por particulares, galerias e museus.

Seu corpo foi rapidamente velado e sepultado no cemitério de Bagneux, pelos seus pais. Sendo que somente uma década depois Jeanne e seu filho natimorto foram transladados para o cemitério de Père Lachaise, ao lado de Modigliani. 

Em 1998, o "Retrato de Jeanne Hébuterne", pintado por Modigliani, foi arrematado por U$ 15 milhões de dólares. As obras de Jeanne só foram reveladas ao público em 2000 pelo seu irmão André em uma exposição na Itália.

Acerca da vida do pintor e a tragédia que se abateu sobre o casal, em 1957 foi realizado o filme "Montparnasse", 19 (Os amantes de Montparnasse), dirigido por Jacques Becker e interpretado por Gérard Philipe, Anouk Aimée, Lilli Palmer e Lino Ventura. Em 2004 foi apresentado o filme "Modigliani: Paixão pela Vida" contando a vida conturbada de Amadeo Modigliani e sua relação com Jeanne.


Fotos da Jeanne e algumas de suas pinturas:

Jeanne no ateliê de Modigliani. 



Jeanne aos 19 anos.

Jeanne, por Modigliani.

 "Cabeça de Jeanne Hébuterne voltada para a Direita", 1919, óleo sobre tela.
Modigliani. Coleção particular.

"Jeanne Hébuterne de Camisola", 1919, óleo sobre tela.
Modigliani. The Metropolitan Museum of Art, Nova York.

Sua filha, Jeanne Modigliani (1918 - 1984) 

Sua filha, Jeanne Modigliani (1918 - 1984)


Seu sepulcro junto de Modigliani. 

___

Algumas de suas pinturas:

"A Suicida", óleo sobre tela.

"Retrato de Modigliani", 1919.

Autorretrato.
__
 Filme sobre a vida de Modigliani:







Filme completo:




Links Recomendados:


Para baixar o filme "Modigliani - Paixão pela Vida": http://www.telaquente.net/modigliani-a-paixao-pela-vida.html