Primo Levi

Candelabro aceso para Primo Levi 
(1919 - 1987).

"É isto um homem?"


Escritor e químico judeu italiano. Nasceu a 31 de julho de 1919 em Turim. Morreu a 11 de abril de 1987, na mesma cidade. 

Sempre ligado à juventude judia italiana de Turim, estudou química na universidade local, se formou summa cum laude em 1941. Dois anos depois e junto com amigos, procurou se ligar ao movimento de resistência no norte da Itália, onde foi preso e internado no campo de concentração de Auschwitz, sendo libertado só em 1945. 

Aconselhado por amigos a descrever suas experiências pessoais de prisioneiro, começou a criar textos memorialísticos, ensaios, ficção e poesia.

Lançou-se como autor de "É isto um homem?" (1947), inspirado em sua própria experiência existencial em Auschwitz durante um ano (1943-44), tendo trabalhado como escravo na fábrica de borracha de Buna. Ali, doente com escarlatina, foi abandonado numa enfermaria até a chegada dos russos, em 45.

Depois de alguns anos veio à luz "A Trégua" (1963) que é uma espécie de continuação de seu trabalho anterior, onde narra a odisséia de volta para casa, na Itália daquele ano, e que virou filme, dirigido por Francesco Rosi, em 1997. A seguir, publicou "Il Sistema periódico" (1975), coleção de 21 meditações, revelando suas analogias entre elementos de química e da física.

Conquistou os maiores prêmios literários do país e conquistou ainda "Os afogados e os sobreviventes" (1983), seu último livro, também narrando os dramas pessoais dos tempos de guerra. Aos 68 anos, deprimido com o sofrimento da mãe cancerosa, telefonou ao rabino da sinagoga (Ettore Majorama), confidenciou-lhe sua angústia e decidiu suicidar-se, atirando-se pelo vão da escada do terceiro andar do prédio onde morava, em Turim. Na época, Elie Wiesel disse que "Primo Levi morreu em Auschwitz quarenta anos depois."

Sobre o filme "A Trégua":


Diretor: Francesco Rosi
Elenco: John Turturro, Massimo Ghini, Rade Serbedzija, Agnieszka Wagner, Stefano Dionisi.
Produção: Guido de Laurentiis, Leo Pescarolo
Roteiro: Tonino Guerra, Primo Levi, Sandro Petraglia, Francesco Rosi, Stefano Rulli
Fotografia: Pasqualino De Santis, Marco Pontecorvo
Trilha Sonora: Luis Enríquez Bacalov
Duração: 125 min.
Ano: 1997
País: Itália/ França/ Suíça/ Alemanha
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: DaZu Films 
Uma dramatização das memórias do escritor italiano Primo Levi (John Turturro), que passou dez meses no campo de concentração de Auschwitz e, após ser solto, juntou-se a milhões de pessoas que tentavam refazer suas vidas em meio ao caos provocado pela Segunda Guerra Mundial.


Galeria de fotos de Primo Levi: