Torquato Neto


Candelabro aceso para Torquato Neto 

(1945 - 1972).


"Tenho saudade, como os cariocas, do dia em que sentia e achava que era dia de cego. De modo que fico sossegado por aqui mesmo, enquanto durar. Pra mim, chega! Não sacudam demais o Thiago, que ele pode acordar".
Em sua nota suicida. Thiago era o filho de dois anos de idade.






Torquato Pereira de Araújo Neto. Jornalista, letrista, agitador cultural e poeta brasileiro. Nasceu a 9 de novembro de 1945, Em Teresina Piauí. Morreu no Rio de Janeiro a 9 de novembro de 1972.

Filho único de um promotor influente de Teresina, estudante interno e depois externo no Colegio Marista, em Salvador, encontrou-se com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Jose Carlos Capinam, no teatro Vila Velha. Indo para Sao Paulo, iniciaram parcerias, participando com o grupo de vários festivais durante os quais inventaram o Tropicalismo.

Nessa época de extrema repressão política e social, escreveu letras para musicas como: "Aqui é o fim do Mundo", "Dia D", "Geléia Geral" entre outras.

Com Gilberto Gil compôs sucessos como, "Louvação", "Domingou", "Zabelê", "A Rua" ou "Encarnada" em que dividiu a autoria com Geraldo Vandré. Com Caetano Veloso compôs ""Mamãe Coragem"; "Deus vos salve a casa Santa", "Ai de mim"; "Copacabana", "Nenhuma Dor". Com Edu Lobo: "Pra Dizer Adeus", "Lua Nova", "Veleiro". Com Jards Macalé: "Lets Play That. Com Carlos Pinto: "Todo dia é dia D". E "Três da Madrugada".

Ainda que estivesse integrando à música e à poesia tropicalistas, atuou na imprensa, militando nos jornais, Correio da Manhã, Presença, Jornal da Tarde, Veja e no jornal revolucionário chamado Sol. No início da década de 70 dedicou-se ao jornalismo diário, colaborando com a crônica intitulada "Geléia Geral" na Última Hora, jornal de Samuel Wainer e de onde surgiria seu único livro postumo: "Os Últimos dias de Paupéria", organizado pelo poeta Wally Salomão e Ana Maria Silva de Araújo Duarte, sua viúva.

Alcoólatra, de temperamento difícil, teve varias crises emocionais, consideradas pelos seus terapeutas como "surtos psicóticos". Devido a essa patologia foi internado oito vezes em hospitais psiquiátricos do Piauí e do Rio de Janeiro, incluindo o hospital de Engenho de Dentro, de Nise da Silveira. Tentou-se suicidar por quatro vezes e ao final, nem família e nem amigos conseguiram conviver com seus humores.

Afastado dos colegas tropicalistas compôs seus últimos trabalhos com músicos iniciantes, como João Bosco, Luiz Melodia e Geraldo Azevedo, contudo, apesar de ter uma produção pequena, queimou quase todos os originais.Aos 28 anos, no dia do seu aniversário, após longa conversa com sua ex-esposa, deprimido, trancou-se no banheiro, vedou a porta e a janela com lençóis, abriu o gás do chuveiro e se matou asfixiado. Na ocasião deixou o seu último poema, chamado "Fico".


Fico

FICO. Não consigo acompanhar a marcha do

progresso de minha mulher ou sou uma grande múmia que só pensa em múmias

mesmo vivas e lindas feito a minha mulher na sua louca disparada para o

progresso. Tenho saudades como os cariocas do tempo em que eu me sentia e achava

que era um guia de cegos. Depois começaram a ver e enquanto me contorcia de

dores o cacho de banana caía. De modo q FICO sossegado por aqui mesmo enquanto

dure. Ana é uma SANTA de véu e grinalda com um palhaço empacotado ao lado.

Não acredito em amor de múmias e é por isso que eu FICO e vou ficando por

causa de este amor. Pra mim chega! Vocês aí, peço o favor de não sacudirem

demais o Thiago. Ele pode acordar.


Documentário sobre Torquato Neto:



Galeria de imagens:





 Uma biografia de Torquato Neto.











Links recomendados:

Algumas poesias: http://www.jornaldepoesia.jor.br/tor.html

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torquato_Neto