Rainer Werner Fassbinder

Candelabro aceso para Rainer Werner Fassbinder 
(1946 - 1983).


Diretor de teatro, escritor, ator e cineasta alemão. Nasceu a 31 de maio de 1946, em Bad Wörishofen. Morreu a 10 de junho de 1982, em Munique. 

Deixou a escola aos dezesseis anos e envolveu-se com o teatro avant-garde de Munique. Em 1967, ele e outros formaram o Antiteatro, produzindo obras originais e versões cênicas pouco usuais de escritores como Goethe e Sófocles.

Prolífico e influenciado por realizadores como Howards Hawks e Fritz Lang, dirigiu seu primeiro longa-metragem em 1969. Completou 41 filmes e muitas peças de teatro. Seus filmes, quase sempre críticas aos valores e maneiras da classe média, incluem:

Katzelmacher (1969)
Die Bitteren Tränen der Petra von Kant (1972)
In einem Jahr mit 13 Monden (1979)

A grande trilogia de Fassbinder - Die Ene der Maria Braun (1979) (O casamento de Maria Braun), é o retrato irônico de um casamento que reflete a história alemã desde a Segunda Guerra Mundial até o "milagre econômico" dos anos 50; "Lola" (1981), a versão de Fassbinder da lenda do "Anjo Azul", e "Veronika Voss" (1982), baseada na vida da atriz alemã Sybille Schmitz (também suicida) - que se matou em 1953. Também adaptou o romance de Alfred Döblin, "Berlin Alexaderplatz", para a televisão em 1980, mas sempre tratando de problemas sociais sobre sexo, desespero e opressão.

Embora o sucesso lhe tenha sido principalmente de crítica e não de público, seus filmes posteriores e a morte aos 36 anos causaram amplo interesse nos trabalhos iniciais.

Sem motivos aparentemente conhecidos, matou-se com uma overdose de drogas.


Galeria de fotos:






















Links recomendados: