Trung Trac & Trung Nhi

Candelabro aceso para as irmãs Trung (século I d.C.)



Revolucionárias e heroínas vietnamitas. Aturam por volta de 39 a 43 d.C., quando então morreram. Pertencentes à nobreza norte-vietnamita, encabeçaram grande rebelião contra o domínio chinês da dinastia Han e, por curto período de tempo, ali estabeleceram um estado verdadeiramente autônomo.

Sua determinação e liderança tornaram-nas lendárias e são citadas por estudiosos como testemunho da posição de respeito e liberdades das mulheres na antiga sociedade vietnamita.

Trung Trac, a irmã mais velha, era viúva de Thi Sach, lorde de Chau Dien, no norte do Vietnã, assassinado por um general chinês por conspirar com outros lordes para derrubar a tirania da China sobre seu país. Em 39 d.C., assumindo então a liderança do movimento, Trung Trac, sua irmã Trung Nhi e outros membros da aristocracia marcharam para Lien Lau, forçando o comandante chinês a fugir.

Decorrido um ano, elas e seus aliados já dominavam 65 cidadelas do norte e em Me Linh, no delta do rio Vermelho. Então se autoproclamaram rainhas de um estado independente que se estendia do sul da China até o local atual de Hue.

Porém, sem apoio dos camponeses, nem suprimentos e com soldados inabilitados, as corajosas irmãs não eram adversárias para as experientes tropas chinesas do General Ma Yüan (Ma Vien) que as derrotou, primeiro em Lang Bac, perto da atual Hanói. Partiram com sua legião e se retiraram para Hat Mon, agora Son Tary, onde foram abatidas decisivamente.

Após quatro anos de lutas, humilhadas incapazes de encarar o fracasso, ambas cometeram suicídio, afogando-se na junção dos rios Vermelho e Day.

Cultuadas, em sua homenagem elevou-se em Hanói o pagode Hai Ba (duas irmãs) e uma avenida no centro da cidade Ho Chi Minh (anteriormente Saigon) leva seus nomes.