Frantisek Kotzwara

Candelabro aceso para Frantisek Kotzwara
(1730 - 1791).


Compositor e instrumentista tcheco. Nasceu em 1730, em Praga. Morreu a 2 de setembro de 1791, em Londres.

Compositor que só se tornou conhecido por poucos no século XIX, perambulou pela Europa estabelecendo-se em Dublin, na Irlanda. Com dificuldades em se manter como músico, transferiu-se para Londres. Ali, compôs sua mais conhecida obra o trio para piano: The battle of Prague (A batalha de Praga). Além desta, conhecem-se também The pleasant surprise (A agradável surpresa) e outras para câmara e teclado, como The lovers' petition (A petição dos amantes), de 1777.

Com o agravamento da crise financeira no reino de Jorge III (1738 - 1820) em função dos levantes coloniais na América e na Índia, mais o clima revolucionário existente na França, as dificuldades profissionais aumentaram, trazendo miséria e desemprego, sobretudo a artistas estrangeiros como Kotzwara, conhecido pelo talento, mas afamado por suas exóticas taras sexuais. Assim, em total penúria e quase passando fome, resolveu se suicidar aos 61 anos, enforcando-se na maçaneta de um bordel de Vine Street, Londres.

Não se sabe com certeza se o boêmio compositor quis mesmo findar com sua vida ou se foi um acidente durante a asfixia erótica. Na noite de sua morte, Frantisek contratou uma prostituta de nome Susannah Hill e pediu para que ela o castrasse. Após a negativa o baixista colocou uma corda ao redor do pescoço, amarrou na maçaneta da porta, deitou-se e assim ficou durante todo o ato. Pouco depois ele já estava morto. 

Ainda que possa parecer um acidente, ao relevarmos a sua situação miserável e o seu inusitado pedido de castração, podemos considerar o seu intento de findar com a própria vida. 

Imagem: