Malcolm Lowry

Candelabro aceso para Clarence Malcolm Lowry
(1909 - 1957)



Poeta e romancista inglês. Nasceu a 28 de julho de 1909, em Birkenhead, Cheshire, Inglaterra. Morreu em 27 de junho de 1957, em Ripe, Sussex. 

Filho de próspero comerciante de algodão que lhe dava parca mesada, dos nove aos treze anos, até uma operação bem-sucedida, Lowry ficou praticamente cego devido a ulcerações na córnea. Foi educado na Escola Leys - próxima a Cambridge - e em rebelião contra a educação convencional burguesa pegou navio para a China como camaroteiro, antes de continuar a estudar. 

Já na Universidade de Cambridge, escreveu Ultramarine (1933), romance baseado em sua viagem intercontinental. Durante sua estadia na universidade o seu companheiro de quarto, Paul Frite, propôs um relacionamento homossexual a Lowry; este recusando levou Frite ao desespero, cometendo suicídio pouco depois. Este fato abalou Lowry para o resto de sua vida.

Após obter grau de bacharel em Cambridge, em 1932, viveu em Londres e depois em Paris, quando se casou com uma americana. Viajou sem ela aos EUA em 1935, migrando para Hollywood e reunindo-se à esposa antes de ir para Cuernacava, México, cenário de Under the Volcano (À Sombra do Vulcão). Ali, a técnica narrativa do livro, seus flashbacks, justaposições de pensamentos e imagens contrastantes devem muito ao cinema.

Voltando a Hollywood, conheceu Margerie Bonner, escritora que viria a se tornar sua segunda mulher. Mudaram-se para uma cabana primitiva em Dollarton, perto de Vancouver, onde reescreveu Under the Volcano para publicação, agora aceita. A obra foi recebida com elogio da crítica mas passou despercebida do público, assumindo status de clássico underground até que a reputação surgisse após sua morte.

O casal esteve no Canadá, indo para a Europa em 1954, onde moraram primeiro na Itália e depois na Inglaterra. Uma coletânea de contos, Hear Us O Lord From Heaven Thy Dwelling Place (Ouça-nos ó Deus do céu, de vossa morada), apareceu em 1961, e Poemas Selecionados no ano seguinte. Suas Cartas Selecionadas, editadas pela viúva e Harvey Breit, foram publicadas em 1965. Um romance não terminado, Dark as the Grave Wherein My Friend is Laid (Escuro como a cova onde meu amigo está enterrado) (1968), esclarece um pouco seus textos.

Mas ficou estigmatizado como novelista inglês, escritor de contos e poeta cuja obra prima é Under the Volcano, reeditada em 1962, e depois filmada em 1984 sob direção de John Huston (1906 - 1987), com Albert Finney (1936 - ), e Jacqueline Bisset (1944 -  ).

Alcoólatra compulsivo, suicidou-se com fortes doses de álcool e barbitúricos. Lowry morava em uma pensão com sua esposa e foi enterrado no cemitério St. John the Baptist. Supostamente deixou escreveu o seu próprio epitáfio: "Here lies Malcolm Lowry, late of the Bowery, whose prose was flowery, and often glowery. He lived nightly, and drank daily, and died playing the ukulele."

Fotos:
M. Lowry, Inglaterra, 1929.













Lápide do escritor. 

Obra:

Cartaz do filme baseado na obra "Under the Volcano".  

É possível assistir ao filme através do seguinte site:
http://www.saudadeeadeus.com.br/filme739.htm

Publicação da obra prima de Lowry em português.